Respostas
respondido por:
8
Quando se fala em imigração, muitas vezes se pensa em colonização e vice-versa. No entanto, trata-se de aspectos diferentes de um mesmo processo de transferência (voluntária, na maior parte das vezes) de grupos humanos de um país para o outro.
A imigração é a mudança pura e simples. O imigrante sai, por exemplo, da Itália, e vem para o Brasil. Aqui pode se fixar em uma cidade, ou no campo. Já na colonização o imigrante vem para ocupar a terra, seja ela doada - como aconteceu nas primeiras colônias alemãs -, seja comprada. A colonização tem o intuito de fixação do homem ao solo, de ocupação definitiva de uma área, e pode ser feita por particulares ou pelo estado ou governo central.
No Brasil houve as duas coisas. Exemplo disto é a vinda dos italianos para o nosso país. Eles começaram a chegar a partir da década de setenta do século passado. Muitos foram para São Paulo, onde alguns ficaram nas cidades enquanto que outros iriam trabalhar nas lavouras de café em sistema de parceria. Isto interessava aos proprietários das lavouras, que queriam garantir mão-de-obra que substituísse os escravos.
JA a imensa maioria dos imigrantes que vieram para o Rio Grande foram para colônias. Isto é, compravam (ou recebiam) lotes rurais, mediante condições previamente estipuladas, que determinavam um tempo para a quitação da dívida e para a permanência no lote antes que pudesse ser vendido.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás