A audição normal está sob o controle de dois pares de genes – C e D –, que se segregam independentemente. O primeiro determina a presença do nervo auditivo, enquanto o segundo, a presença da cóclea. Assim sendo, apenas indivíduos com, pelo menos, um gene dominante em cada lócus terão audição normal. Qual é o genótipo de pais normais que tiveram metade de sua prole afetada e a outra metade não ?
Respostas
Audição normal pode ser: C_D_ ou C_dd ou ccD_
Se os pais são normais e a prole nasceu metade afetada e metade normal, então um gene dominante vem de um e o recessivo de outro, pois para ter a doença precisa ser ccdd. Portanto o genótipo será ccDd e de outro Ccdd.
Fazendo o quadro de Punnet: C c D d
c Cc cc d Dd dd
c Cc cc d Dd dd
50% afetado e 50 % normal
O genótipo dos pais deverá ser ccDd e Ccdd, considerando que para ter audição normal o individuo deve ter pelo menos um C ou um D dominante.
Como identificar o genótipo?
Para que um indivíduo tenha audição normal é preciso que seja:
- C_D_
- C_dd
- ccD_
Entendemos que os pais têm audição normal e apenas metade de sua prole nasceu com a audição afetada, ou seja, um dos pais possui os genes recessivos e o outro possui os genes dominantes.
Para melhor compreensão, usaremos o quadro de Punnett, um diagrama que permite identificar a frequência esperada de um genótipo em um cruzamento.
A prole com audição normal nasceu com genótipo CcDd, ccDd ou Ccdd, enquanto a prole com audição afetada nasceu com genótipo ccdd.
Entenda mais sobre genética e o quadro de Punnett aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22274476
#SPJ2