• Matéria: Filosofia
  • Autor: larissaariede
  • Perguntado 8 anos atrás

Dentre os mais importantes sofistas está _______________. Para ele, era preciso aprender a argumentar pró e contra uma posição, pois ambas são verdadeiras. Essa habilidade, chamada de _______________, era um ótimo recurso para se preparar para debates. Quando se conhece com profundidade os argumentos contra e a favor, é possível defender bem qualquer posição e apontar objeções nos argumentos dos adversários. Os mestres nessas ações foram os _______________: eram flexíveis e consideravam a verdade como relativa e subjetiva, não como absoluta e objetiva.

As palavras que completam o texto corretamente, na sequência são:

Escolha uma:
a. Sócrates - antilógica - sofistas
b. Aristóteles - lógica - sofistas
c. Pitágoras - antilógica - filósofos
d. Platão - antilógica - filósofos
e. Protágoras - antilógica - sofistas

Respostas

respondido por: lorenasena01
140
e. Protágoras - antilógica - sofistas
respondido por: alessandramach
33

Olá!

Analisemos as questões propostas, de acordo com a frase:

Dentre os mais importantes sofistas está Protágoras. Para ele, era preciso aprender a argumentar pró e contra uma posição, pois ambas são verdadeiras. Essa habilidade, chamada de antilógica, era um ótimo recurso para se preparar para debates. Quando se conhece com profundidade os argumentos contra e a favor, é possível defender bem qualquer posição e apontar objeções nos argumentos dos adversários. Os mestres nessas ações foram os sofistas: eram flexíveis e consideravam a verdade como relativa e subjetiva, não como absoluta e objetiva.

Logo, a resposta correta para a alternativa é a letra "E": Protágoras, antilógia, sofistas.

Vejamos por quê:

Os sofistas eram um filósofos da Grécia Antiga que percorriam as cidades e que ensinavam as artes da retórica e da oratória às pessoas que podiam pagá-los, uma vez que não existiam insituição pública de ensino superior naquela época.

Do grupo ds sofistas, um dos filósofos mais representativos foi Protágoras.

Entretanto, o sofismo era uma filosofia que não se atinha ao conteúdo e, sim, mais à forma.

Os sofistas não se preocupavam com a busca pela verdade e, sim, com o conhecimento e habilidade de conseguirem vencer qualquer discussão tendo por base a argumentação convincente.

Por isso, chama-se de sofista ou de sofismo aquilo que possui uma linguagem ou explanação rica, porém, não é verossímil.

Um dos aspectos que caracterizam o sofismo é a antilógica., que nada mais era do que uma estratégia utlizada e ensinada por eles que envolvia defender um ponto de vista para em seguida defenderem a sua ideia oposta.

Espero ter ajudado!


Perguntas similares