• Matéria: Filosofia
  • Autor: leanearend1
  • Perguntado 9 anos atrás

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É bastante comum o entendimento originado a partir do senso comum considerar a palavra "crítica" no sentido de "ser do contra", "fazer considerações desagradáveis" ou até mesmo destrutivas; mas o sentido etimológico da palavra crítica é totalmente outro.

Acerca do sentido da palavra "crítica", considere:

I – Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente.

II – Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento.

III – Considerações subjetivas, relativistas e circunstanciais sobre o modo de vida de sociedades marginais.

IV – Capacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
II, III e IV.

c)
I, II e IV.

d)
I, III e IV.

e)
I e III.

2)
A abrangência do conceito de "crítica" de algum modo aponta para o vínculo com a questão da "autodeterminação", pois ao ser humano é facultada, por intermédio da sua racionalidade, a capacidade de ponderar sobre os seus rumos.

Para que ocorra o vínculo supracitado, devemos tomar "autodeterminação" como:

Alternativas:

a)
Heteronomia da vontade relativa aos indivíduos e aos grupos sociais.

b)
Possibilidade de escolher o próprio destino e de orientar a própria conduta.

c)
Possibilidade de determinar o destino político e escolher os próprios governantes a partir de interferências externas.

d)
Capacidade de decidir, por si, o destino de nossos familiares e das pessoas ligadas aos nossos grupos sociais.

e)
Condição de possibilidade de fugir das amarras do destino por meio da vida ascética.

3)
A falta de crítica, quando aplicada ao campo político, pode gerar resultados indesejáveis, repercutindo não só em escolhas equivocadas, como também na condução dos rumos de sociedades inteiras de modo interesseiro e ideológico.

Nesse sentido, a falta de crítica é perceptível quando:

I – Procura-se conduzir o eleitor pela propaganda, ou por outros meios psíquicos, a decidir emocionalmente.

II – Desenvolve-se na democracia representativa uma verdadeira indústria de persuasão política.

III – Governa-se a sociedade pela ideologia da classe dominante que, para manter a sua influência, faz com que seus valores sejam aceitos como certos por todas as demais classes sociais.

IV – Busca despertar o hábito de protestar voltado para a reivindicação de direitos adquiridos e combatendo a ignorância política.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
II, III e IV.

c)
I, II e IV.

d)
II, III e IV.

e)
III e IV.

4)
Acerca da relação entre conhecimento científico e conhecimento filosófico, podemos afirmar que a ciência se caracteriza pela busca de conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo; enquanto a filosofia busca entender a realidade e seu fim último, a partir de um ponto de vista crítico-reflexivo, estabelecendo nexo entre o todo e as partes.

Sobre a relação suprareferida é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
A maior contribuição, tanto da ciência quanto da filosofia, é combater a tirania e a visão totalitária de mundo imposta pelas grandes religiões da humanidade.

b)
O saber científico, em última análise, se opõe ao saber filosófico em função da especificidade tanto do método quanto dos objetivos do conhecimento.

c)
A filosofia envolve uma crítica ao conhecimento científico de um ponto de vista mais preocupado com detalhes e menos comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências específicas.

d)
O que diferencia ciência e filosofia é, sobretudo, uma questão de enfoque: a ciência interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano.

e)
Nem a ciência e nem a filosofia poderão seguramente apontar para conhecimentos seguros e inquestionáveis sem contar com o auxílio da fé em um ser superior.

5)
Um dos propósitos da ciência moderna é superar tudo o que remete à autoridade oriunda unicamente da tradição, das superstições e dos mitos, sem passar pelo crivo da racionalidade. Porém, críticos pós-modernos sustentam que, ao combater os mitos, o cientificismo acabou por adquirir caraterísticas míticas, sem se aperceber disso.

No transmutar-se do cientificismo em mito, considere:

I – O cientista virou um mito, e todo mito é perigoso, porque induz o comportamento e inibe o pensamento.

II – Esse é um dos resultados trágicos da ciência, pois se existe uma classe que pensa corretamente, os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam.

III – O cientificismo faz uso de uma ideologia na qual a sua verdade é a única aceitável.

IV – Mesmo se considerando um conhecimento ideal, a ciência busca fazer uma revisão constante e uma autoanálise para detectar sua validade, sem impor sua verdade.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
II, III e IV.

c)
I, II e IV.

d)
I, III e IV.

e)
III e IV.

Respostas

respondido por: suelaneperes
19
1-C ,2-B, 3-A, 4-D,5-A

viasan: Obrigada!!! ajudou muito.
nayluz31: esta corretas?
maraparis12: muito obrigada pela as resposta o site BRAINLY E 10
ELINESOUA10: CORRETAS 1=C 2=B 3=A 4=D 5=A
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