Questão 3
Leia os textos a seguir antes de realizar a questão:
Texto 1:
Ação cria retratos de vítimas de Mariana feitos com lama
O projeto "A Arte Nunca Esquece" quer trazer de volta ao debate público a tragédia de Mariana (MG), ocorrida em 5 de novembro de 2015.
Em ação criada pela AlmapBBDO, a Panamericana Escola de Arte e Design enviou o ex-aluno e artista plástico Marcelo Tolentino para visitar a região coberta pela lama e conhecer as histórias de quem perdeu tudo no maior acidente ambiental ocorrido no Brasil. A lama que devastou a cidade está sendo transformada em arte sob a forma de retratos das vítimas de Mariana. Acompanhado do fotógrafo Alex Takaki, Marcelo foi até o local da tragédia, conheceu as vítimas e coletou a lama que arrasou com o ecossistema local e com a vida dos habitantes de Mariana. Com este material, iniciou o processo de reproduzir o rosto de quem sentiu na pele os impactos do vazamento de lama. Para que a obra chegasse ao público certo, os retratos estão expostos nas ruas de Brasília, numa espécie de exposição a céu aberto, próxima ao Congresso Nacional. Assim, os políticos que estiveram ausentes nas duas sessões da Comissão Parlamentar da Câmara dos Deputados que, em março, que discutiriam o caso de Mariana, ambas canceladas por falta de quórum, estão sendo lembrados da tragédia que nunca sairá da memória de suas vítimas."A Arte Nunca Esquece" reforça o papel da arte em registrar e traduzir os momentos trágicos da humanidade, como o caso de Picasso com a obra Guernica, que relembra o bombardeio à cidade de Guernica na Guerra Civil Espanhola. A ação, além de voltar a discutir Mariana, pretende colocar na História o semblante e a identidade daqueles que terão que refazer as suas vidas e não estão encontrando respaldo efetivo junto a quem deveria atuar frente à maior tragédia ambiental de 2015.
Fonte: ADNEWS. Ação cria retratos de vítimas de Mariana feitos com lama.
Exame, maio 2016.
Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2016.
Texto2:
Projeto transforma lama de Mariana em tijolos e reconstrói casas
Operada por mão de obra local, a fábrica de Tijolos de Mariana vem retirando cerca de 1000 tijolos por mês desde janeiro de 2016. Estima-se que, ao final de cada ano, 700 toneladas de lama serão retiradas, o que resultará em 1,2 milhão de tijolos.Se o projeto der certo, os tijolos poderão ser encontrados à venda em lojas de materiais de construção de todo o Brasil, com lucro revertido para a região. Para atingir tal objetivo, o grupo criou uma página de financiamento coletivo que, até esta quinta-feira (21/4) contava com R$ 51.677arrecadados.O processo de fabricação, executado por alunos da UFMG, funciona da seguinte forma: depois de captada, a lama passa por uma filtração, sendo transformada em um composto limpo e atóxico chamado Metakflex. Depois, ganha o formato de tijolo por um processo ecológico que não envolve emissão de gases.
Fonte: SEQUIN, A. Projeto transforma lama de
Mariana em tijolos e reconstrói casas. Casa Vogue, abr. 2016. Disponível em: <
http://casavogue.globo.com/Arquitetura/Cidade/noticia/2016/04/projeto-transforma-lama-de-mariana-em-tijolos-e-reconstroi-casas.html>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Com base nos textos apresentados, julgue afirmativa a seguir e justifique sua resposta:
As iniciativas apresentadas não configuram exemplos de Responsabilidade Social e Ambiental, uma vez que não partem da empresa causadora do respectivo dano ambienta?
Respostas
respondido por:
24
É errônea afirmar que não configuram exemplos de responsabilidade social e ambiental porquê não partiu da empresa causadora . Pois mesmo que venham de terceiros, ainda caratecteriza como um ato de responsabilidade social e ambiental
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás