A TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRACAO FOI IDEALIZADA POR HENRY FAYOL . CARACTERIZA-SE PELAS ENFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL , PELA VISAO DO HOMEM ECONMICO E PELA DA MAXIMA EFICENCIA .SOFREU CRITICAS ,COMO A MANIPULACAO DOS TRABALHADORES ATRAVES DOS INCENTIVOS MATERIAIS E SALARIAIS E A EXCESSIVA UNIDADE DE COMANDO E RESPONSABILIDADE .PARALELAMENTE AOS ESTUDOS DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR , HENRI FAYOL DEFENDIA PRINCIPIOS SEMELHANTES NA EUROPA ,BASEADO EM SUA EXPERIENCIA NA ALTA ADMINISTRACAO . ENQUANTO OS METODOS DE TAYLOR ERAM ESTUDADOS POR EXECUTIVOS EUROUPEUS , OS SEGUIDORES DA ADMINISTRACAO CIENTIFICA SO DEIXARAM DE IGNORAR A OBRA DE FAYOL QUANDO ELA FOI PUBLICADA NOS ESTADOS UNIDOS . O ATRASO NA DIFUSAO GENERALIZADA DAS IDEIAS DE FAYOL FEZ COM QUE GRANDES CONTRIBUINTES DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO DESCONHESSEM SEUS PRINCIPIOS 

CONSIDERANDO OS PRINCIPIOS DESSAS TEORIAS DA ADMINISTRACAO :

O QUE NAO DEVE MAIS SER UTILIZADO PELO ADMINISTRADOR MODERNO 
O QUE DEVE SER UTILIZADO NO LUGAR , JUSTIFIQUE E EXEMPLIFIQUE 

Respostas

respondido por: Anônimo
72
A administração Clássica de Fayol dava enfase a estrutura, beneficiando apenas quem estava no comando. Houve separação de níveis hierárquicos através de departamentos, mas os funcionários não eram levados em conta, assim desprezando o lado humano das pessoas e isso não pode ser usado nos dias de hoje.
A melhor administração é a estruturalística, pois ela é uma junção da teoria da Burocracia com as Relações Humanas. Permitindo uma maior interação com a organização e suas regras.

Perguntas similares