• Matéria: Física
  • Autor: bubucorrea15
  • Perguntado 9 anos atrás

Por que o vidro é transparente á luz visível,mas opaco ao ultravioleta e ao infravermelho?

Respostas

respondido por: ThaaySantoos
5
  O comprimento de onda é uma das grandezas que pode caracterizar a luz, convencionalmente denomina-se de IV os de comprimento de onda maiores que 700 nm, de visível os que estão entre 700 a 400 nm, e de UV os abaixo de 400 nm. Quanto menor o comprimento de onda, maior é a energia do fóton correspondente, por isso o maior risco da radiação UV. A capacidade de um material trasmitir a luz depende do comprimento de onda da luz, da natureza do material e do caminho óptico (distância que a luz tem que percorrer, no caso a espessura do vidro). O vidro puro absorve pouca luz de comprimentos de onda maiores que cerca de 350 a 300 nm. Isto significa que deixa passar a luz visível e somente parte da radiação UV. O vidro absorve luz de comprimentos de ondas menores. Para cortar completamente a luz UV, deve-se aplicar ao vidro um material que absorva os comprimentos de onda abaixo dos 400 nm. O quartzo puro é mais transparente ao UV, deixa passar luz acima de cerca de 150 nm. Portanto o quartzo fundido é utilizado para aplicações onde este tipo de radiação é desejado.Pedro Henrique · 9 anos atrás
respondido por: Kidd
8
Isso se dá pela frequência em que a luz visível atravessa o prisma.
Mas por que acontece isso?
As cores de maiores frequência(ultravioleta) sofrem os maiores índices de refração; já os de menores frequência(Infravermelho) sofrem um índice de refração muito baixo.
Resumindo, as cores de alta frequência sofrem muito desvio dentro do prisma, já as de menor sofrem pouco desvio, e dependendo da angulação do vidro a luz pode sofrer a conhecida reflexão total.
Perguntas similares