2)
Conforme reconhecido pelo Protocolo de Kyoto em 1997, conseguir um futuro de energia sustentável é o grande desafio do século XXI. Os padrões atuais de recursos energéticos e de uso de energia se mostram prejudiciais para o bem-estar de longo prazo da humanidade. A integridade dos sistemas naturais essenciais já está em risco por causa da mudança climática causada pelas emissões de gás estufa na atmosfera. Ao mesmo tempo, os serviços básicos de energia atualmente, não estão disponíveis para um terço das pessoas do mundo, e mais energia será essencial para um desenvolvimento sustentável e equitativo. Os riscos à segurança energética nacional e global são ainda mais exacerbados pelo custo crescente da energia e pela competição pelos recursos energéticos distribuídos irregularmente. Para se alcançar o desenvolvimento sustentável em nível energético existem estratégias complementares que devem ser realizadas. Fonte: Disponível em: http://www.fapesp.br/publicacoes/energia.pdf
Considerando estas informações, analise as afirmativas de I a III e correlacione com a estratégia de A a C:
I- A produção simultânea e de forma seqüenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível. O processo mais comum é a produção de eletricidade e energia térmica (calor ou frio) a partir do uso de gás natural e/ou de biomassa, entre outros.
II- O desenvolvimento de um novo mercado começa com o governo definindo a quantidade de emissão que pode ser negociada. Um número correspondente de permissões é então colocada a disposição dos agentes. Cada permissão irá definir "o direito de emitir uma determinada quantidade de gases de efeito estufa - GEE em um determinado período de tempo".
III- A quantidade de radiação solar que atinge o planeta anualmente equivale a 7.500 vezes o consumo de energia primária de sua população. Se apenas 0,1% da energia solar pudesse ser convertida com uma eficiência de 10%, ainda assim a energia gerada seria quatro vezes maior que a capacidade mundial total de geração de energia, que é de 3000 GW.
A- Energias renováveis.
B- Fixação de CO2.
C- Cogeração de energia.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta:
Alternativas:
a)
I-A; II-C; III-B.
b)
I-B; II-C; III-A.
c)
I-C; II-A; III-B.
d)
I-A; II-B; III-C.
e)
I-C; II-B; III-A.
3)
A maioria das medidas em eficiência energética adotadas em nível mundial é de caráter voluntário. Vêm sendo aplicadas desde a década de setenta, motivadas pelas crises do petróleo. Surgiram assim, desde então, iniciativas que conscientizam os consumidores sobre o uso racional e eficiente da energia, como incentivos fiscais e descontos tarifários para a aquisição de equipamentos mais eficientes, além de consideráveis investimentos em P&D. No caso brasileiro, o governo optou em utilizar suas empresas estatais – Eletrobrás e Petrobras – para executar os dois programas nacionais de conservação de energia e a ANEEL para supervisionar o Programa de Eficiência Energética (PEE), executado pelas concessionárias distribuidoras de eletricidade no País. A etiquetagem de equipamentos constitui-se em outro vigoroso instrumento de que o Brasil faz uso para a promoção da eficiência energética, complementados pela distinção promovida pelos Selos Procel e Conpet. (Fonte: SOUZA, H.M. et al. 2009. Reflexões sobre os principais programas em eficiência energética existentes no Brasil. Revista Brasileira de Energia, V. 15, N. 7; p. 7-26.)
Neste contexto analise as afirmativas a seguir:
I- Resultante do Protocolo firmado em 1984, o Programa Brasileiro de Etiquetagem pretende informar os consumidores sobre o consumo de energia dos equipamentos eletrodomésticos. Para isto, o PBE emite etiquetas informativas para os principais eletrodomésticos nacionais. Os produtos são ensaiados em laboratórios e recebem a classificação de "E" (mais eficiente energeticamente) a "A" (menos eficiente).
II- O CONPET é um programa voltado aos setores de transporte, comercial e industrial, objetivando o consumo consciente e eficiente de fontes de energia não renováveis. O programa tem o apoio da Petrobras e realiza ações que visam reduzir o consumo de óleo diesel e a emissão de fumaça preta, propagar o uso do gás natural como combustível e estimular novas tecnologias no setor de eletrodomésticos.
III- Um dos principais instrumentos utilizados pelo governo é o Procel Edifica. Através da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) é medido o grau de eficiência energética dos edifícios comerciais e públicos. Além de representar maior sustentabilidade à atividade, seguir práticas ambientais e empregar materiais que permitam menor consumo energético, poderá haver melhor aproveitamento das condições climáticas locais.
As afirmativas anteriores são:
Alternativas:
a)
V; F; F.
b)
F; F; V.
c)
F; V; V.
d)
V; V; V.
e)
V; V; F.
Respostas
respondido por:
4
questão 2 letra e
questão 3 letra c
questão 3 letra c
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás