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Teocracia (do grego Teo: Deus + cracia: poder) é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas de algumas religiões. O poder teocrático pode ser exercido direta ou indiretamente pelos clérigos de uma religião. os governantes, juízes e demais autoridades podem ser os próprios líderes religiosos (tal como foi Justiniano I) ou podem ser cidadãos laicos submetidos ao controle dos clérigos (como ocorre atualmente no Irã, onde os chefes de governo,estado e poder judiciário estão submetidos ao aiatolá e ao conselho dos clérigos). Sua forma corrupta é também denominada clerocracia.
Exemplos atuais de regimes desse tipo são o Vaticano, regido pela Igreja Católica e tendo como chefe de Estado um sacerdote (o Papa), e o Irã, que é controlado pelos aiatolás, líderes religiosos islâmicos, desde a Revolução Islâmica, em 1979.
A filosofia assim como a mitologia, foram criadas na Grécia antiga e sofreram alterações até os dias de hoje. Os grandes filósofos gregos usavam figuras da mitologia em seus pensamentos e de fato, esse pensamento “diferente” das suposições mitológicas começou por volta do século VI a.C. na cidade de Mileto, quando alguns homens passaram a perguntar-se sobre a origem do universo e a composição da matéria existente.
Nota-se que a interação “Mitologia” e “Filosofia” são intrínsecas, afinal a primeira originou a segunda. Um filosofa polêmico que fez duras críticas ao pensamento mitológico foi xenófanes, seu argumento ridicularizava a crença na transmigração da alma condenando a luxuria dos deuses e suas imortalidades. Defendia a sabedoria e os prazeres sociais sem excesso.
Exemplos atuais de regimes desse tipo são o Vaticano, regido pela Igreja Católica e tendo como chefe de Estado um sacerdote (o Papa), e o Irã, que é controlado pelos aiatolás, líderes religiosos islâmicos, desde a Revolução Islâmica, em 1979.
A filosofia assim como a mitologia, foram criadas na Grécia antiga e sofreram alterações até os dias de hoje. Os grandes filósofos gregos usavam figuras da mitologia em seus pensamentos e de fato, esse pensamento “diferente” das suposições mitológicas começou por volta do século VI a.C. na cidade de Mileto, quando alguns homens passaram a perguntar-se sobre a origem do universo e a composição da matéria existente.
Nota-se que a interação “Mitologia” e “Filosofia” são intrínsecas, afinal a primeira originou a segunda. Um filosofa polêmico que fez duras críticas ao pensamento mitológico foi xenófanes, seu argumento ridicularizava a crença na transmigração da alma condenando a luxuria dos deuses e suas imortalidades. Defendia a sabedoria e os prazeres sociais sem excesso.
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