Cite o nome de um zooflagelado, que possui nutrição heterotrófica, não apresenta mitocôndrias e é tipicamente parasita, causando doenças em seres humanos.
Respostas
Nos zooflagelados ocorre uma nutrição heterotrófica, bem como em alguns outros grupos, e há muitas espécies parasitas. A maioria dos zooflagelados remanescentes possui de quatro a muitos flagelos. Há poucas espécies de vida livre (Hexamita) a maioria vive anaerobicamente nos intestinos de vertebrados e insetos, especialmente baratas-de-madeira e cupins, e tipicamente não têm mitocôndrias.
Alguns zooflagelados causam doenças nos seres humanos como: A) Giardia intestinalis ocorre no intestino dos humanos e geralmente não produz nenhum sintoma, mas as infecções fortes podem causar diarreia. É transmitida por meio de infecção fecal e sua distribuição é cosmopolita;
B) Trichomonas vaginalis é um pequeno parasita com quatro flagelos anteriores que habita o trato urogenital dos humanos e causa uma doença venérea muito disseminada. Pode invadir tecidos vivos e a vagina de mulheres seriamente infectadas produz um corrimento amarelo-esverdeado; C) A Leishmania é o agente da largamente disseminada calazar e de doenças relacionadas da Eurásia, África e América e causa lesões cutâneas e interferência nas respostas imunes, entre outros efeitos. Os mosquitos pólvora constituem o hospedeiro inseto sugador de sangue desse protista: D) A doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi e é transmitida por barbeiros sugadores de sangue. Podem-se causar danos extensos no hospedeiro humano quando o parasita deixa o sistema circulatório e invade o fígado, o baço e o músculo cardíaco. Também há várias doenças de tripanossomos de equinos, bovinos e ovinos que possuem uma importância econômica considerável.
Referência: Aula 2 material UNIMES, acesso 14/09/2016.