• Matéria: História
  • Autor: amandanaibert
  • Perguntado 9 anos atrás

Queria um resumo breve para que eu possa intender melhor sobre o que foram as : MISSÕES JESUÍTAS . Algo claro por favor!

Respostas

respondido por: Paulo2341
0
Os primeiros padres jesuítas que chegaram ao Brasil, juntamente com os primeiros colonizadores, integravam o sistema de colonização europeu, que tinha como lema: “dilatar a fé e o império”.

Deste modo, junto com as expedições vinham também padres, especialmente os padres da Companhia de Jesus, que tinha como vocação específica a catequese de povos não-cristãos.

Fazia parte do projeto jesuíta a construção de colégios que serviriam de base catequética para os povos recém-dominados.

Assim, em 1549, desembarcam no Brasil os padres que vinham catequizar os povos indígenas. Eles chegam junto com o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, e têm como superior o padre Manuel da Nóbrega.

Destaca-se na atuação jesuíta no Brasil a fundação dos colégios, o primeiro na capital do Brasil, Salvador, e após um no Rio de Janeiro, um em Pernambuco e outro na Bahia.

Deve-se também aos jesuítas a fundação de importantes vilas e cidades em torno das missões, tal como a cidade de São Paulo, que se originou a partir do colégio e teve como principal responsável o Padre Anchieta, que foi beatificado pela Igreja Católica.

O padre Anchieta compôs uma gramática da língua tupi para facilitar a comunicação entre os padres e os indígenas, além de peças de teatro e poesias de cunho catequético.

No colégio, os jesuítas ensinavam também Teologia, Religião, Letras e Filosofia.

Um importante reduto jesuíta no Brasil era a colônia de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, na época dominado pela Espanha.

Os jesuítas foram expulsos do Brasil no século XVIII pelo primeiro-ministro português, Marquês de Pombal, que retirou a Igreja Católica do domínio da educação de Portugal e suas colônias
respondido por: SANNANNY
3
As missões foram povoados indígenas criados por padres jesuítas no Brasil Colônia, nos séculos 16 ao 18. Com principal objetivo de catequizar os índios, essa catequização no entanto, teve efeitos colaterais que não interessavam os catequizadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita. Além disso,os índios reunidos nesse aldeamento não eram escravizados, como ocorria em outros lugares. Eles viviam do cultivo da terra, usando técnicas agrícolas ensinadas pelos religiosos.
Com tempo as missões prosperaram e acabaram virando ameaça para a centralização de poder da Coroa, resultando assim; em 1759 os jesuítas foram expulsos do Brasil. 
Perguntas similares