Respostas
Este povo se destacou na construção de um complexo sistema de controle de água dos rios, construíram barragens, diques e canais de irrigação. A armazenagem da água era de fundamental importância para a sobrevivência da comunidades, uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro, onde cunhavam essa escrita. O que sabemos hoje sobre este período da história devemos as placas de argilas com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.
Os sumérios, excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram o zirugates. Essas construções eram em formato de pirâmides e serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas e também como templos religiosos. Construíram várias cidades importantes, ex: Ur, Nipur, Lagash e Eridu.
Os sumérios mantinham uma produção de cevada, grão-de-bico, lentilha, ervilha, milhete, trigo, nabo, tâmara, cebola, alho, alface, Alho-poró e mostarda. Eles também criavam bovinos, carneiro, cabra e porco. Além disso usavam bois como opção principal no trabalho de carga e burros como animal de transporte. Os sumérios pescavam peixes e caçavam aves selvagens ao longo do rio. A comida geralmente era abundante e, por isso, as populações cresciam.
A agricultura suméria dependia muito da irrigação, sendo efectuada através do uso de canais, barragens, diques e reservatórios. Os canais requeriam reparos freqüentes e a remoção contínua de lodo. O governo ordenava a determinados cidadãos a tarefa de trabalhar nos canais, apesar de os ricos poderem ser dispensados.