• Matéria: História
  • Autor: nu1281
  • Perguntado 9 anos atrás

qual são os aspectos da civilização grega nos dias de hoje

Respostas

respondido por: samara0522
1

O primeiro passo para compreender a civilização grega é saber como eles próprios se compreendiam. Para tanto, faz-se necessário saber que os gregos não viviam em um país, em um Estado-Nação, tal como hoje, mas em cidades-estados independentes. O conjunto dessas cidades-estado formava aHélade, e os gregos eram conhecidos como helenos. As cidades-estado eram conhecidas como poleis,plural de “pólis”, palavra da qual deriva o termo “política”.

O período de formação da pólis grega é conhecido como Período Arcaico e compreende uma extensão de dois séculos, indo de 800 a 500 a.C. Antes desse período, houve outros dois, que serviram de base para o florescimento das principais cidades gregas: Período pré-homérico, de 2.000 a 1.100 a.C., e oPeríodo homérico, de 1.100 a 800 a.C. No primeiro, prevaleceram na região banhada pelo Mar Egeu as civilizações micênica e minoica (essa última desenvolveu-se na ilha de Creta). Já no Período homérico, houve a formação dos genos, isto é, dos clãs familiares que seriam a base para o surgimento das poleis.

As principais cidades formadas na Hélade foram Atenas, Esparta e Tebas. Os povos que formaram essas cidades vieram de migrações do Norte da Europa e eram chamados de povos indo-europeus. Os principais povos indo-europeus eram: aqueus, dórios, jônios e eólios. Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar. O que as unificava eram os aspectos culturais, como a língua, cujo alfabeto foi desenvolvido no Período Arcaico.

respondido por: viniciusmartinsmorei
3

Resposta:

Aspectos da civilização grega, presentes nos nossos dias, exceto: (a) técnica da mumificação; As técnicas de mumificação estão relacionadas à religiosidade estando presente na civilização egípcia, como forma de preservar o corpo do morto para sua jornada pós-morte.

Explicação:

Perguntas similares