• Matéria: História
  • Autor: cidagomch
  • Perguntado 9 anos atrás

Um mercantilista inglês escreveu:

Os meios ordinários para aumentar nossa riqueza e tesouro são pelo comércio exterior, para o que devemos obedecer sempre a esta regra: vender mais aos estrangeiros em valor do que consumimos deles. (Thomas Mun, Discourse on England’s Treasure by Foreign Trade, 1664)



O fragmento acima exprime um princípio essencial da política mercantilista. Era através dele que os mercantilistas explicavam a origem da riqueza dos estados.

a) A que princípio o autor se refere?

b) Nesse contexto, por que razão algumas áreas do continente americano tornaram-se fundamentais para a satisfação desse princípio mercantilista?

Respostas

respondido por: cibeleoliveiraalbuqu
79

Resposta:

A) o autor se refere sobre balança comercial favorável, tu tens que exportar mais do que importar, pois não há déficits. B) o que era produzido nas Américas eram artigos que não existiam na Europa, como o açucar, o café, o fumo. Os paises que produziam estes artigos podiam vender para todo o continente europeu e isso garantia uma balança comercial favorável.

Espero ter ajudado! :)

respondido por: LarissaMoura3
7

a) O autor se refere ao princípio denominado de balança comercial favorável, que envolve o superávit das exportações em relação às importações.

b) As áreas coloniais da América foram fundamentais para a satisfação do princípio mercantilista, pois devido ao monopólio metropolitano em relação ao comércio colonial, a metrópole iria manter uma balança comercial favorável sobre a colônia.

Tal fato colaboraria com o acúmulo primitivo de capitais no continente europeu.

O que foi o sistema do mercantilismo?

O mercantilismo compreendeu uma política econômica da Europa que perdurou durante o antigo regime, tendo se caracterizado pela presença de práticas econômicas de capitalismo comercial.

Saiba mais sobre mercantilismo em: brainly.com.br/tarefa/35752961

Espero ter ajudado, bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares