• Matéria: Pedagogia
  • Autor: horaidedondoni
  • Perguntado 9 anos atrás

“Vygotsky (1984) também atribui importância à imitação, mas por outras razões. Diferentemente de Piaget, para quem a aprendizagem, em seu sentido restrito, não é fator constitutivo do desenvolvimento, Vygotsky apresenta a hipótese de que uma intensa e dinâmica relação de influência recíproca entre esses dois processos. A aprendizagem precede temporalmente o desenvolvimento, que consiste na interiorização progressiva de instrumentos mediadores e se inicia sempre no exterior, na Zona de Desenvolvimento Proximal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Maria Lucia Seidl de; RIBAS, Adriana F. P. Imitação e desenvolvimento inicial: evidências empíricas, explicações e implicações teóricas. Estud. psicol: Natal, 2002. p. 208.

Conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, as situações criadas nas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois:
A Ao brincar, as crianças criam novas formas de representação da realidade, para se tornar mais distantes e distintas dos papéis desempenhados pelos adultos.
B A imitação é desenvolvida durante as brincadeiras entre as crianças porque elas têm a necessidade imediata de imitar umas às outras.
C Em situações de brincadeiras, a crianças imita papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores, desenvolvendo a motivação e as habilidades de participação social.
D A brincadeira de imitação é um processo que começa em casa com a família e sua continuidade deve ser evitada em sala de aula.
E A brincadeira de imitação refere-se à fase de desenvolvimento da primeira infância e logo termina quando a criança atinge a maturidade linguística, aos 3 anos de idade.


andressatagliapietra: PRECISOO DESTA PERGUNTA, POR FAVOR!!
deborafeijo: letra c

Respostas

respondido por: cleidevinicius
6
Essa  resposta e  letra c
Perguntas similares