(ENEM) (ENEM) Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a "Globalização", a qual impacta de forma negativa:a) na mão de obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório. b) nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional. c) no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos. d) nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da "exclusão social". e) na mão de obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e fazendo ossalários caírem vertiginosamente.
Respostas
respondido por:
619
A globalização integra países subdesenvolvidos por estes terem mão-de-obra em um modo geral barata, integra obviamente os mais desenvolvidos pela dispersão de seus produtos, o que apoia o capital dos ditos cujos. As mãos-de-obra, sejam elas qualificadas ou não, são beneficiadas pois a integração global gera empregos para ambas. O aspecto que a globalização tange negativamente está nos países subdesenvolvidos, no sentido de desvalorizar os polos mais pobres deles, o que provoca uma exclusão social generalizadas em tais regiões. Por meio deste raciocínio, podemos concluir que a alternativa correta é a d).
respondido por:
247
Resposta:
Letra D.
Explicação:
A globalização que se traduz por uma maior integração de mercados em escala global e que tem a ela ligada a modernização da técnica da produção de uma maneira geral impacta negativamente os país subdesenvolvidos ou periféricos, pois estes não apresentam aprimoramento tecnológico que lhes permita competir igualmente com os países centrais.
Aumenta-se a demanda por mão de obra qualificada, excluem-se os "não qualificados", ampliam-se as desigualdades regionais e aumentam os fluxos migratórios da periferia para o centro.
Bons estudos!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás