• Matéria: ENEM
  • Autor: vitorranooliane1m
  • Perguntado 9 anos atrás

(ENEM) Usado no antigo Egito para retirar água do rio Nilo, o shaduf pode ser visto como um ancestral do guindaste. Consistia de uma haste de madeira onde em uma das extremidades era amarrado um balde, enquanto que na outra, uma grande pedra fazia o papel de contra-peso. A haste horizontal apoiava-se em outra verticalmente disposta e o operador, com suas mãos entre o extremo contendo o balde e o apoio (ponto P), exercia uma pequena força adicional para dar ao mecanismo sua mobilidadeDados: Peso do balde e sua corda: 200 N Peso da pedra e sua corda: 350 NPara o esquema apresentado, a força vertical que uma pessoa deve exercer sobre o ponto P, para que o shaduf fique horizontalmente em equilíbrio, tem sentidoa) para baixo e intensidade de 100 N. b) para baixo e intensidade de 50 N. c) para cima e intensidade de 150 N. d) para cima e intensidade de 100 N. e) para cima e intensidade de 50 N.

Respostas

respondido por: WIP
34
Para realizar esta questão devemos operar com momento angular para manter o shaduf (haste) mantenha-se parado, sabendo que M = F·d, sendo F a força aplicada em um ponto e d será a distância desse ponto ao ponto de apoio (na haste vertica). Para o objeto permanecer parado, os momentos resultantes em cada lado da haste têm de se anular:

200·2 = 350·1 + F·0,5
F = (400 - 350)/0,5 = -50/0,5
F = -100 N

FAVOR NOTAR (!): Neste tipo de questão, você deve estabelecer um referencial antes de realizar o cálculo. O MEU referencial toma forças para baixo como positivas (por isso a força Peso do balde e da pedra na fórmula são positivas, apesar de serem para baixo). Portanto, como o resultado foi negativo, o sentido da força neste caso é para cima, com o valor de 100 N. Nunca esqueça seu referencial em contas assim e quando trabalhar com vetores, e muitas pegadinhas serão evitadas, hehe.

Alternativa correta: d) para cima e intensidade de 100 N.
Perguntas similares