• Matéria: ENEM
  • Autor: fzandakeMARINAAM
  • Perguntado 9 anos atrás

(ENEM) Metáfora Gilberto GilUma lata existe para conter algo, Mas quando o poeta diz: “Lata” Pode estar querendo dizer o incontível Uma meta existe para ser um alvo, Mas quando o poeta diz: “Meta” Pode estar querendo dizer o inatingível Por isso não se meta a exigir do poeta Que determine o conteúdo em sua lata Na lata do poeta tudo nada cabe, Pois ao poeta cabe fazer Com que na lata venha caber O incabível Deixe a meta do poeta não discuta, Deixe a sua meta fora da disputa Meta dentro e fora, lata absoluta Deixe-a simplesmente metáfora.Disponível em: //letras.terra. Acesso em: 5 fev. 2009.A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos. O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a essa conhecida figura. O trecho em que se identifica a metáfora é:a) “Uma lata existe para conter algo”. b) “Mas quando o poeta diz: ‘Lata’”. c) “Uma meta existe para ser um alvo”. d) “Por isso não se meta a exigir do poeta”. e) “Que determine o conteúdo em sua lata”.

Respostas

respondido por: eliaswagner11
191
É a letra e.
 Analisa que ele muda o sentido literal de lata. A lata do poeta. Ou seja, como se fosse uma capacidade do poeta.
respondido por: EduardoPLopes
213

É correta a alternativa E, já que neste caso há uma analogia entre a "lata" e a "poesia", sendo a "lata" do poeta a poesia que ele produz.

Nas demais alternativas não acontece esta mudança de sentido por meio de uma comparação, de modo que ou as coisas são definidas nas suas formas usuais (meta=alvo, lata = coisa que contém algo) ou se usa apenas uma variação de sentido da palavra (meta é tanto declinação de verbo quanto substantivo) sem que se estabeleça a metáfora.

Quando, contudo, Gilberto Gil fala sobre a "lata do poeta", está efetivamente usando uma metáfora.

Perguntas similares