• Matéria: História
  • Autor: ViikMartins
  • Perguntado 9 anos atrás

Gente ajuda!
5- Em vez de governar um novo rei, os patrícios elegiam dois líderes que agiriam com plena autoridade sobre os assuntos civis, militares e religiosos por um ano. Explique as funções desses magistrados:
a) Cônsul
b) Pretor
Pfv é um trabalho pra amanhã me ajudem pfv!!!

Respostas

respondido por: DavidOfLore
1
Opa, adorei a pergunta.
Sendo sincero essa é uma parte muito legal da história.

Roma Antiga é considerada uma das maiores sociedades que já existiram por causa da disciplina e do código de ética, mas a escala de deveres ajudava muito.

Os patrícios de Roma eram a elite. Eram os ricos, que tinham influência e eram os civis que mais tinham influência.  Eles então elegiam lideres magistrados, os cônsules e pretores.

O Pretor: O pretor é um Magistrado*, um representante da justiça e da ordem em Roma. Eles eram juízes, delegados, professores, advogados, representantes em conselhos de guerra e etc. Eles eram muito respeitados, e só perdiam posição para os cônsules.

O Cônsul: O cônsul é o mais alto posto que alguém pode atingir na antiga Roma. (No período da república). O consulado é uma dupla de pessoas que tinha a autoridade executiva. Um cônsul tinha 50 por cento de poder e o outro 50 por cento. A ideia era que algo só devia ser aprovado se fosse muito bom para Roma (Os dois aprovassem). Se fosse algo duvidoso (só um aprovasse) não deveria ser efetuado.

Te recomendo ler a série heróis do olimpo, do Rick Riordan. No livro dois você se depara com a Reyna, uma personagem pretora e vê o dia-a-dia dela. É uma forma legal de estudar :)

Espero ter te ajudado, qualquer coisa fale :)

PS: Não confunda.
Magistério: É o posto de quem ensina ou prega. Um professor e um padre são magísteres.

Magistrado: Um governante ou juiz. Um desembargador e um governador são magistrados.

ViikMartins: Valeu!
ViikMartins: Ajudou muito! :)
Perguntas similares