[ENEM] TEXTO IA nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado). TEXTO IIO pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, àA redução do inchaço urbano e à crítica aominifúndio camponês. B ampliação da renda nacional e à prioridade aomercado externo. C contenção da mecanização agrícola e ao combateao êxodo rural. D privatização de empresas estatais e ao estímuloao crescimento econômico. E correção de distorções históricas e ao prejuízoao agronegócio.
Respostas
O primeiro texto defende que a partilha de terras improdutivas geradas pelos grandes latifúndios é um direito Constitucional e lógico. A concentração de terras na mão de grandes latifundiários é uma prática histórica em território brasileiro, que foi sendo difundido durante e após o processo de colonização portuguesa - por isso, pelo menos na perspectiva do texto I, a reforma agrária é uma correção de distorções históricas. O segundo texto defende que muito mais vale apoiar uma empresa que os ideais de pequenos proprietários, o que caracteriza-se, nesse ponto de vista, como prejuízo ao agronegócio.
Os posicionamentos em relação a reforma agrária dos dois textos se opõe porque os autores associam a reforma agrária à correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio. Alternativa correta e).
A questão apresenta dois textos com visões diferentes acerca da reforma agrária.
O primeiro texto, aponta uma visão de reparação histórica, haja visto que há um monopólio de terras pelos grandes agricultores o que propicia uma desigualdade exorbitante na repartição das terras dentre civis e por isso eles ocupam tais latifúndios.
Já o segundo texto, tem um olhar para o agronegócio, pois, demonstra que é mais produtivo ter grandes latifundios gerando mais empregos do que várias pequenas propriedades com dificuldades para se manter.
Para saber mais sobre a reforma agrária: https://brainly.com.br/tarefa/47265607