A estrutura do Estado é ampla, complexa e, ao mesmo tempo, cheia de particularidades. Nesse contexto, o Art.1º da Carta Magna de 1988, conhecida por Constituição Federal, cita que “O Brasil é uma Federação formada pela união indissolúvel dos estados, municípios e Distrito Federal, e constitui-se em Estado Democrático de Direito, ao qual se assegura a autonomia político-administrativa."
Dentro do aparelho do Estado, existe a segmentação Administração Direta e Indireta. Considerando o livro da disciplina, analise as alternativas abaixo e assinale apenas a que compõem características da Administração Direta.
ALTERNATIVAS
Entidades que possuem patrimônio próprio, entretanto, podem ser consideradas instituições públicas que não têm personalidade jurídica.
As Fundações Públicas possuem personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e podem ser consideradas uma ramificação da Administração Direta.
As sociedades de economia mista, autarquias e Fundações Públicas fazem parte da Administração Direta.
A Presidência da República está diretamente relacionada na Administração Direta. É possível, ainda, identificar personalidade jurídica própria e Centralização Administrativa.
A Administração Direta possui as mesmas características da Administração Indireta, tendo como única diferença a delegação de poderes.
Respostas
respondido por:
6
Letra A mais adequada.
A II e III são ligadas à ADM Indireta; na IV o correto é que não tem personalidade jurídica própria e a V são distintas não tendo as mesmas características.
fernandopaivamariano:
Esse é o problema, em Direito Adm, se é Entidade, é porque tem personalidade jurídica própria, o termo mais correto seria órgão, que não tem personalidade jurídica. E pelo que entendi, A Administração Direta não tem um patrimônio próprio. Daí acabei considerando que todas estão erradas. Enviei uma mensagem à mediação para verificarem essa questão.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás