• Matéria: História
  • Autor: soph2
  • Perguntado 8 anos atrás

quais os motivos que levaram o rei Henrique oitavo a declarar a separação da Inglaterra com a Igreja Católica fundando a igreja anglicana?

Respostas

respondido por: paulobessasint
99
A Igreja Católica não aceitou o pedido de divórcio de Henrique VIII (ele queria se separar de Catarina de Aragão,já que esta não lhe dera um herdeiro homem,para poder se casar com Ana Bolena).Tal fato fortaleceu as divergências entre a Inglaterra e a Igreja,culminando na criação do anglicanismo por parte do rei. Espero ter ajudado e bons estudos.

soph2: muitoo obrigada!
paulobessasint: :)
respondido por: fabrciode
8

Henrique VIII era, na época, casado com Ana Bolena, que era estéril, e não tinha nenhum herdeiro vivo. Desejando manter viva a sua dinastia (e evitar outra guerra civil), Henrique VIII pediu ao Papa que o divorciasse, coisa que o Papa, movido por razões teológicas, negou.

Não vendo outra saída, Henrique VIII resolveu romper relações com a Igreja Católica, expulsá-los da Inglaterra, fundar a sua própria igreja (a Igreja Anglicana), livrar-se de sua esposa (que condenou à morte) e casou-se novamente, deixando, desta vez, herdeiros.

Espero que tenha ajudado

Perguntas similares