• Matéria: História
  • Autor: luizcanhoto
  • Perguntado 9 anos atrás

As origens dos hebreus localizam-se na Mesopotâmia. (...) Notável mesmo é verificar a utilização de mitos mesopotâmicos entre os hebreus. (...)
Mas o mais interessante incorporação dá-se com o mito do dilúvio universal, aquele de Noé.
O dilúvio sumério fala de Ziusudra construindo um enorme barco, da inundação varrendo cidades, de tempestades de vento, do barco jogado em todas as direções, da luz aparecendo no céu, do sacrifício que faz Ziusudra e da reconstrução do mundo. (...)
E o que dizem os hebreus?
Falam de uma arca construída por Noé, de quarenta dias e noites de chuva, da cheia superando os montes mais altos, da arca resistindo a tudo, até que “cerraram-se janelas dos céus e a chuva dos céus se deteve”. Noé sacrifica um animal a deus e a reconstrução se inicia.
Coincidência? Não.
O mito é mesopotâmico e foi apropriado pelos hebreus, para os quais o importante não era a história, mas a moral da história.(...)
Por tudo isso é de se acreditar na origem mesopotâmica dos hebreus”.

Explique o trecho “O mito é mesopotâmico e foi apropriado pelos hebreus, para os quais o importante não era a história, mas a moral da história”.

Respostas

respondido por: ferretti
11
Bom dia!

O autor indica que o dilúvio é cópia da história retratada na Epopéia de Gilgamesh, feita pelos mesopotâmicos. Incorre, porém, em erro, desconhecendo os mitos semelhantes, inclusive, entre tribos indígenas na América. Assim, não seria errado afirmar que existe uma grande possibilidade de uma inundação generalizada, que teria tomado o mundo há milhares de anos.

Abraços!
Perguntas similares