1)
Sassaki (2005, p.23) analisa algumas medidas que contribuem para o processo de acessibilidade. A acessibilidade consiste em disponibilizar suportes que garantam o acesso aos recursos da comunidade, em relação aos aspectos econômicos, sociais, físicos e instrumentais, com o intuito de favorecer a inclusão social. Sobre a "acessibilidade arquitetônica" para a pessoa com deficiência motora ou mobilidade reduzida assinale a alternativa correspondente.
Alternativas:
a)
jornal, revista, livro com textos em braile ou com letras ampliadas.
b)
língua de sinais, linguagem corporal, linguagem gestual.
c)
eliminação das barreiras físicas e transporte coletivo adaptado.
d)
notebook e outras tecnologias assistivas para comunicar.
e)
cadeira de rodas e bengala.
2)
Complete a lacuna e assinale a alternativa correta. A deficiência ___________ é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.
Alternativas:
a)
intelectual.
b)
cognitiva.
c)
múltipla.
d)
auditiva.
e)
motora.
3)
O conceito do Autismo Infantil se modificou desde sua descrição inicial, passando a ser agrupado em um contínuo de condições com as quais guarda várias similaridades, que passaram a ser denominadas de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). E mais recentemente, denominaram-se Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Assinale a alternativa com as três principais características do TEA.
Alternativas:
a)
Dificuldade na mobilidade e nas modalidades esportivas e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
b)
Facilidade nas interações sociais recíprocas e dificuldade nas modalidades de comunicação e por um repertório amplo de interesses e atividades.
c)
Dificuldade nas interações sociais recíprocas e nas modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
d)
Facilidade nas interações sociais recíprocas e nas modalidades de comunicação e por um repertório amplo de interesses e atividades.
e)
Impedimentos severos de longo prazo que podem ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
4)
Assinale a resposta correta.
O conceito de altas habilidades/superdotação utilizado pelo MEC e atualizado conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) considera como alunos com altas habilidades/superdotação os que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas:
Alternativas:
a)
intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e espiritual.
b)
intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
c)
intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e afetiva.
d)
intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e interpessoal.
e)
intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e emocional.
5)
O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais devem receber qualquer apoio extra de que possam precisar para que se assegure uma educação efetiva. Considerando o paradigma da educação inclusiva, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A educação especial deve ser compreendida como um sistema de atendimento paralelo e desvinculado da escola regular.
b)
Em um sistema educacional inclusivo, o suporte da educação especial é imprescindível.
c)
A educação especial tem como função a preparação prévia do aluno com necessidades educacionais especiais para sua adaptação ao ensino integrado.
d)
O trabalho educacional voltado para os alunos com necessidades educacionais especiais deve ser focado no currículo oficial, sem possibilitar adaptações.
e)
Na educação inclusiva o aluno deve se adaptar à escola.
Respostas
o meu deu excelente
1 – c) eliminação das barreiras físicas e transporte coletivo adaptado.
Considerando a acessibilidade arquitetônica, temos que a deficiência motora ou a mobilidade é reduzida ao eliminar as barreiras físicas.
2 – c) múltipla.
A deficiência múltipla consiste na associação de mais de uma deficiência primária, que apresenta comprometimentos.
3 – c) Dificuldade nas interações sociais recíprocas e nas modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
As três principais características do TEA são: dificuldade em interações sociais, nas modalidades de comunicação e um repertório restrito.
4 – b) intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
O potencial é demonstrado nas seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
5 – b) Em um sistema educacional inclusivo, o suporte da educação especial é imprescindível.
O paradigma da educação inclusiva consiste em um sistema de educação inclusivo, considerando a importância do suporte da educação especial.
Bons estudos!