[ENEM] Eu também podia decompor a água, se fosse salgada ou acidulada, usando a pilha de Daniell como fonte de força. Lembro o prazer extraordinário que sentia ao decompor um pouco de água em uma taça para ovos quentes, vendo-a separar-se em seus elementos, o oxigênio em um eletrodo, o hidrogênio no outro. A eletricidade de uma pilha de 1 volt parecia tão fraca, e no entanto podia ser suficiente para desfazer um composto químico, a água...SACKS, O. Tio Tungstênio: memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.O fragmento do romance de Oliver Sacks relata a separação dos elementos que compõem a água. O princípio do método apresentado é utilizado industrialmente naA obtenção de ouro a partir de pepitas. B obtenção de calcário a partir de rochas. C obtenção de alumínio a partir da bauxita. D obtenção de ferro a partir de seus óxidos. E obtenção de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio.
Respostas
respondido por:
249
O fragmento fala da btenção de O2 e H2 através da eletrólise da água. Dentre as alternativas, a obtenção de alumínio a partir da bauxita é o único processo industrial que utiliza a eletrólise.
Anônimo:
*obtenção
respondido por:
25
A alternativa correta em relação a eletrólise será C obtenção de alumínio a partir da bauxita.
A partir da equação balanceada da eletrólise da água, temos:
H2O → H2 + (1/2)O2
O princípio da pilha de Daniell é a troca de elétrons que ocorre pela diferença de potenciais dos eletrodos. Em cada um dos polos é formado um centro de transferência, que são o anodo e o catodo.
Da mesma forma, a obtenção do alumínio ocorre pela diferença de potencial aplicada ao reagente extraído da bauxita, separando assim o produto de interesse (Al⁰) a partir do óxido (Al₂O₃).
Reação:
2Al2O3(s) → 4Al(s) + 3O2(g)
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás