• Matéria: Biologia
  • Autor: jessikinhamary
  • Perguntado 8 anos atrás

O que é autofecundação porque ela ocorre normalmente em flores de ervilhas.Qual a importância deste procedimento para mendel

Respostas

respondido por: dscdavid
6
A autofecundação é um processo de propagação sexuado, que se verifica naturalmente em muitas espécies vegetais, que contam com os aparelhos reprodutores masculino e feminino na mesma planta.A flor da ervilha é hermafrodita, isto é, possui órgãos reprodutores masculinos e femininos;estes ficam encerrados em uma espécie de urna -a quilha-, formada por duas pétalas modificadas e sobrepostas. A quilha impede a polinizaçao por pólen de outras flores; consequentemente, os óvulos de uma flor são quase sempre fecundados por seus próprios grãos de pólen, processo denominado autofecundação
respondido por: ananda4084l
0

Resposta:

Autofecundação é o processo que o gameta masculino fecunda o gameta feminino do próprio indivíduo que o produz. Ocorre naturalmente em plantas hermafroditas, que possuem o sexo masculino e feminino no mesmo organismo.

A flor da ervilha possui suas partes reprodutoras (feminina/gineceu e masculina/androceu) no interior das pétalas fechadas e se reproduz por autopolinização e, portanto, autofecundação. A autopolinização é a transferência dos grãos de pólen da antera de uma flor para o estigma da mesma flor. Dessa forma, Mendel obtinha linhagens puras, isto é, características invariáveis de uma geração para a outra.

Mendel trabalhou com ervilhas, plantas que se reproduzem rapidamente, propiciando a análise de várias gerações num tempo relativamente curto. Mendel tinha controle, experimentos, e certeza de quem eram os parentais (pais) nos cruzamentos realizados, característica essa importante para que suas teorias fossem confiáveis.

Perguntas similares