• Matéria: Sociologia
  • Autor: annasoares19
  • Perguntado 9 anos atrás

Descartes está convencido de que é possível vencer os efeitos das origens dos erros ao apelar para uma reforma do entendimento e das ciências. É o próprio sujeito do conhecimento que vai agir contra os efeitos do erro ao decidir e optar pela necessidade de encontrar fundamentos seguros para o saber. Para tal, Descartes criou que procedimento?

Respostas

respondido por: Matheusieti
75

Para Descartes, a dúvida metódica pode ser entendida como uma ferramenta para a prova da existência da verdade absoluta.

Além disso, é a partir dela que ele busca a defesa do dogmatismo, tendo o conhecimento como base principal para a solução das problemáticas do indivíduo e do mundo ao seu redor.

Deste modo, trazendo para uma perspectiva científica atual, as pesquisas são produzidas tendo como base pensadores clássicos, envolvidos no processo de construção do conhecimento outrora. 

E, por fim, Descartes resolve, demolir toda essa base herdada para produzir uma nova construção mais sólida feita por ele mesmo, mas levando em consideração as produções científicas em um momento anterior. 

Caso tenha interesse em uma questão sobre Kant:

https://brainly.com.br/tarefa/11728665

Anexos:
respondido por: GuustavoOL
69

Resposta:

A dúvida metódica, conforme nos explica Chauí (2012, p. 167): “[...] procedimento [...] pelo qual o sujeito do conhecimento, analisando cada um de seus conhecimentos, conhece e avalia as fontes e as causas de cada um, a forma e o conteúdo de cada um, a falsidade e a verdade de cada um e encontra meios para livrar-se de tudo quanto seja duvidoso perante o pensamento”.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas similares