A Gramática Especulativa foi apresentada para situá-lo dentro dos estudos históricos da Linguística, durante o período medieval, pois no dizer de Robins (1979) em seu livro Pequena história da linguística, ela é resultado do mais conhecido e significativo desenvolvimento de tais estudos desse período. Sobre a gramática especulativa, assinale a alternativa incorreta.
Nessa gramática, somente se estudava a língua latina por meio de caracterizações que a considerava enquanto reflexo da realidade, justificando o nome especulativa.
Especulativa, do latim speculum, porque designava a língua a partir de uma relação intrínseca entre o pensamento e a realidade.
As categorias linguísticas, aparentemente fixas e de valores partilhados entre todos os seres humanos, constituíam categorias de um pensamento universal.
A língua latina era a base de desenvolvimento dos estudos linguísticos pela gramática especulativa. Somente após o Renascimento, passaram a considerar outras línguas, como por exemplo, a Portuguesa Brasileira.
Durante a vigência dos estudos linguísticos pela gramática especulativa, o latim era a única língua considerada para desenvolver reflexões críticas.
Respostas
respondido por:
0
Olá!
A primeira alternativa é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, notamos que a gramática especulativa surgiu ligada as concepções filosóficas difundidas por Aristóteles, como a língua, a realidade e o pensamento.
Além disso, de fato ela surgiu do latim, e, apresenta uma tendência de inclusão do saber do indivíduo e a relação da imagem com traços do pensamento e do espaço ao nosso redor.
Por fim, ela basicamente é uma concepção da língua que se baseia na organização do raciocínio.
Até mais!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás