Respostas
Jogo de damas ou simplesmente damas é um jogo de tabuleiro. No Brasil e em Portugal é mais conhecida a versão de 64 casas (8 por 8), mas a versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10)
Um jogo similar foi jogado por milhares de anos.[2] Um tabuleiro semelhante a um tabuleiro de damas foi encontrado em Ur que data de 3000 a.C.[3] No Museu Britânico, os exemplares de antigos tabuleiros de damas são egípcios, foram encontrados com suas peças em câmaras mortuárias e o jogo foi jogado pela rainha Hatchepsut.[2] Platão mencionou um jogo, πεττεία ou petteia, como sendo de origem egípcia, também mencionado por Homero. Os romanos jogavam uma derivação do petteia chamado Latrúnculo.[4]
Alquerque
Um jogo árabe chamado Quirkat ou al-qirq, é tido como o jogo semelhante ao jogo de damas moderno, era jogado em um tabuleiro de 5 × 5. É mencionado na obra do século X Kitab al-Aghani.[3] Al qirq era também o nome para o jogo que atualmente é conhecido como trilha.[5] Al qirq foi levado para a Espanha pelos mouros,[6] onde tornou-se conhecido como alquerque, a derivação espanhola do nome árabe. As regras são dadas no livro do século XIII chamado Libro de los juegos. Em cerca de 1100, provavelmente no sul da França, o jogo de alquerque foi adaptado usando peças de gamão em um tabuleiro de xadrez. Cada peça foi chamado de "fers", o mesmo nome que a rainha de xadrez.
Crowning
As regra de Crowning foi usado pelo século XIII, como é mencionado em Chronique do Philip Mouskat em 1243,[3] quando o jogo era conhecido como Fierges, o nome usado para a rainha de xadrez (derivado do persa firz, significando conselheiro do rei ou vizir). As peças se tornaram conhecidas como "damas", quando esse nome também foi adotado para a rainha de xadrez. A regra forçando os jogadores a tomar sempre que possível, foi introduzido na França em torno de 1535, altura em que o jogo se tornou conhecido como Jeu forcé, idêntico ao jogo de damas inglês moderno.[3][7] O jogo sem a captura forçada ficou conhecido como Le jeu plaisant de dames, o precursor dos jogos de damas internacionais.
No século XVIII, o escritor inglês Samuel Johnson escreveu um prefácio para um livro de 1756 sobre damas de William Payne, o mais antigo livro em língua inglesa sobre o jogo.[4]
Resposta:
O Jogo de Damas nasceu entre 2000 e 1500 AC, quando os africanos criaram a promoção (Dama). Os Faraós do Egito jogaram este jogo por volta de 3.500 anos atrás. De acordo com o filósofo Platão, a Grécia emprestou os jogos de tabuleiros do Egito.
Espero ter ajudado :)