A procura por vagas na escola pública é, muitas vezes, o exercício de paciência e tolerância. Sabe-se que muitos pais enfrentam filas, por dias seguidos, para obter uma vaga em determinada escola da rede pública. Segundo Neves (2011)
"A insistência dessas pessoas em buscar determinadas escolas tem um duplo significado: primeiro traduz uma demanda por qualidade de ensino, já que as procuradas são justamente aquelas consideradas melhores e, em segundo lugar mostra que, em meio a uma situação de descrença na escola pública, existem algumas que são reconhecidas pelo bom trabalho que realizam.".
Considerando o texto acima e a leitura do Capítulo 4 - “Autonomia da escola pública: um enfoque operacional”, p. 95 a 100, do livro Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma construção possível, disponível na Biblioteca da Unimes Virtual e elabore um texto de 10 a 12 linhas sobre a autonomia da escola.
Respostas
Através dos textos pudemos observar que há uma relação intrínseca entre o Projeto Pedagógico e Autonomia. Sem autonomia a escola não consegue elaborar o seu projeto e o projeto por sua vez é o que rege o andamento dessa instituição, assim ela tem sua própria identidade. A construção do Projeto Pedagógico é feito com a participação de todos envolvidos da instituição escolar, dando assim a identidade de cada instituição e sua autonomia, dando voz à escola. Como pudemos ver Autonomia, Liberdade e Democracia são interligadas é preciso ter esses pontos porque cada escola tem sua realidade ao qual o órgão central do sistema não conhece.
A concepção de autonomia de escola tem de ter em conta a diversidade, pois “a transferência para as escolas não deve ser uniforme e decidida globalmente, mas deve ser adequada às diferentes situações existentes.” (Barroso, 1996C, p. 19). Trata-se, pois, de uma mudança de percepção da escola como espaço de repetição, para a noção da escola como lugar de produção e inovação (Canário, 1992).