• Matéria: Química
  • Autor: altairantonio
  • Perguntado 9 anos atrás

1. Uma criança deu entrada na emergência inconsciente e apresentando quadro de depressão respiratória. Uma amostra de sangue foi e os seguintes valores medidos: pH=7,22(normal:7,4), CO2=61 mmHg (normal: 35-45 mmHg). Qual o distúrbio de equilíbrio ácido-básico. Porquê?


2. Um homem com 47 anos de idade foi a uma unidade ambulatória com historia intermitente de vômitos profusos e perda de peso. Ele apresentava taquicardia , redução do turgor tecidual e hipotensão. O pH sérico era de 7,55 e pCO2 de 48mmHg. A concentração de bicarbonato era de 35mmol/L. Apesar da alcalose sistêmica, o pH da urina era de apenas 3,5. Qual distúrbio apresentou este paciente? Discuta sobre as prováveis causas.

Anexos:

Respostas

respondido por: dinho0w
0
1-  O distúrbio do eq. ácido-base deu-se pela acidose respiratória. Pelos dados apresentados na gasometria arterial  pode-se concluir que a hipoventilação seria uma possível causa do distúrbio, baseando-se pelo elevado valor de pCO2 demonstrado no presente exame. A hipoventilação pode ser fruto de algumas disfunções respiratórias, desde obstruções das passagens buco-nasal à deficiência dos alvéolos pulmonares, ou por condições ambientais que desfavoreçam a entrada de O2 nos pulmões. O pH baixo pode ser explicado como consequência do elevador teor de CO2 e sua posterior reação com a água, já que o resultado dessa reação será uma maior concentração de ácido carbônico no organismo, isso é, um componente ácido doador de ions hidrogênio como gênese do distúrbio.



     
Perguntas similares