• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

Quais são as idéias de Espinosa?

Respostas

respondido por: LuuizOtavio
24
Espinosa defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações. Ele afirmou que esse "Deus sive Natura" ("Deus ou Natureza") era um ser de infinitos atributos, entre os quais a extensão e o pensamento eram dois.

A sua visão da natureza da realidade, então, parecia tratar os mundos físicos e mentais como dois mundos diferentes ou submundos paralelos, que, nem se sobrepõem nem interagem. Esta formulação é uma solução panpsíquica historicamente significativa ao problema da Mente-corpo conhecida como o monismo neutro.

Espinosa acreditava profundamente no determinismo, que propunha que absolutamente tudo o que acontece ocorre através da operação da necessidade. Para ele, até mesmo o comportamento humano seria totalmente determinado, sendo a liberdade a nossa capacidade de saber que somos determinados e compreender por que agimos como agimos.

Deste modo, liberdade não é a possibilidade de dizer "não" àquilo que nos acontece, mas sim a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas deverão acontecer de determinada maneira.

A filosofia de Espinosa tem muito em comum com o estoicismo, mas difere muito dos estoicos num aspecto importante: ele rejeitou fortemente a afirmação de que a razão pode dominar a emoção. Pelo contrário, defendeu que uma emoção pode ser ultrapassada apenas por uma emoção maior. A distinção crucial era, para ele, entre as emoções activas e passivas, sendo as primeiras aquelas que são compreendidas racionalmente e as outras as que não o são.

O retrato de Espinosa foi impresso nas antigas notas de 1000 Florins, a moeda oficial dos Países Baixos até à introdução do Euro em 2002.


Anônimo: Quero saber sò a principal ideia dela !
Anônimo: mais obrigada!
Perguntas similares