Respostas
A clonagem de DNA é considerada uma técnica da biologia molecular, no qual tem como princípio copiar diversas partes idênticas de um pedaço de DNA, assim como o gene. Após a cópia é feito o experimento, onde o gene que foi copiado é colocado em uma parte circular de DNA, que tem o nome de plasmídeo.
Esse plasmídeo é colocado nas bactérias por meio de um processo conhecido como transformação e as bactérias que possuem o plasmídeo são selecionadas com o uso de antibióticos. Essas bactérias que tem o plasmídeo certo são usadas para que produzam mais DNA do plasmídeo ou forçadas a mostrar o gene e produzir proteína.
Já na natureza, os clones podem ocorrer nos processos da reprodução assexuada, sendo elas tanto em animais quanto em vegetais. Entre os tipos de clonagem, o mais conhecido é a clonagem reprodutiva, onde o processo ocorre quando o núcleo de uma determinada célula somática, ou seja, não sexual, do doador é enviado para o óvulo receptor, onde não há mais núcleo.
O óvulo recebe uma estimulação química, onde é iniciado o processo de divisão celular e a formação do embrião, no qual é colocado do útero do receptor. Sendo assim, esse embrião será um clone do doador, onde o material genético é igual.
Foram nessas circunstâncias que fizeram a clonagem da ovelha Dolly.