Respostas
O motivo principal foi o desejo de conseguir as especiarias e os artigos de luxo orientais na fonte, isto é, no próprio Oriente.
No século XVI, o rico comércio com o Oriente era controlado pelos árabes e italianos. Os árabes traziam os produtos do Oriente até os portos do Mediterrâneo. Ali, os mercadores italianos compravam esses produtos dos árabes muçulmanos e os revendiam na Europa, com grande lucro.
Com o Mediterrâneo controlado pelos italianos, só restava uma alternativa a quem quisesse participar do comércio das especiarias: buscar um novo caminho para o Oriente. Além da motivação econômica, havia também a religiosa: o desejo de expandir a fé cristã para outros continentes. A liderança na expansão marítima rumo ao Oriente coube aos portugueses.
Diversas foram as razões que levaram os europeus a se lançarem nas Grandes Navegações, sendo os principais a busca por oportunidades econômicas, as disputas religiosas na Europa e a própria disputa política entre as potências europeias e com o Império Turco Otomano.
Para países europeus como Portugal e Espanha, que há séculos disputavam com o controle de seu território com o Califado Islâmico, lançar-se nas Grandes Navegações era a única forma de garantir as bases econômicas e políticas para garantir a sua independência. Para a Holanda, por exemplo ,isto era uma oportunidade de se ver independente da Espanha, enquanto que Inglaterra e França viam neste processo uma oportunidade para se livrar de parte das suas minorias religiosas.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/31117129