Respostas
respondido por:
2
o que ocorre é o seguinte. Como já entendeu que é uma equação definida na ciência contábil não é necessário falar muito sobre isto.
Você já deve ter visto que para Débito(s) há Crédito(s) correspondentes, certo? Bem, está aí uma razão prática que explica também a equação. Como há um Débito e um Crédito nas movimentações contábeis conclui-se, portanto, que deve haver igualdade nas movimentações. Logo, os Débitos igualam os Créditos e como no Ativo Temos Conta de Saldo Devedor (ativos) e Saldo Credor (passivos e PL). Temos portanto a igualdade.
Alguns acreditam que a igualdade vem da similaridade com as equações matemáticas mesmo, muitas tem sempre = 0 na equação. A idéia talvez, para facilidade de conferências e resoluções, foi importada. E há registro disto até mesmo antes do livro do Lucca Paciolli que é conciderado um marco na contabilidade científica e onde se ensina o registro por partidas dobradas (D e C).
Outro fato também que justifica esse equilíbrio é a possibilidade de se Visualizar ONDE estão aplicados os Recursos e QUAIS são suas origens.
Os recursos aplicados seriam o Ativo. E Suas origens estão no PL (capital Próprio) e Passivo (capital de terceiros). Sempre há este equilíbrio, todo o ativo de uma instituição está empregado para obter os objetivos desta e que a financia pode ser o Capital Próprio ou até mesmo o Capital de Terceiros (como empréstimos de bancos, longos prazos que o fornecedor dá para se pagar, etc).
Essa é a razão. Há a questão científica no 'equilíbrio matemático' da equação Débitos e Créditos e há o aspécto gerencial possibilitando, entre outras coisas, visualizar como se compõe o financiamento da empresa.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás