• Matéria: Biologia
  • Autor: amandathaiz
  • Perguntado 8 anos atrás

A febre maculosa tornou-se causa de mortes recentemente no Estado de São Paulo. Por esse motivo o IBAMA autorizou pesquisadores a capturar e abater capivaras que serão utilizadas em estudos sobre a febre maculosa. A capivara é um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença. Os pesquisadores querem descobrir por que as capivaras não morrem ao serem picadas pelo inseto.
Por outro lado na região nordeste dos Estados Unidos, o carrapato-dos-cervos transmite a doença de Lyme ao homem. Depois que o minúsculo carrapato Ixodes suga o sangue de um animal infectado, o agente agressor se aloja permanentemente no corpo do inseto. Quando o carrapato mais tarde pica outro animal ou uma pessoa, ele pode transmitir este agente para a corrente sanguínea da vítima. O principal reservatório local do agente patogênico dessa doença é um rato silvestre (Peromyscus leucopus) que também é hospedeiro de carrapatos.
Sobre essas doenças e quanto às informações apresentadas nos textos, pode-se afirmar que:

A) o agente causador de ambas as doenças é uma bactéria que pode se alojar em roedores silvestres, no caso brasileiro, a capivara.

B) os agentes causadores de ambas as doenças são os carrapatos, corretamente classificados nos textos como insetos.

C) os agentes causadores de ambas as doenças são os carrapatos, erroneamente classificados nos textos como insetos.

D) o agente causador da febre maculosa é um vírus e o da doença de Lyme, uma bactéria, ambos transmitidos ao homem por carrapatos.

E) os agentes causadores de ambas as doenças são vírus, o que indica uma informação incorreta apresentada no segundo texto

Respostas

respondido por: Adrielesc
0
Por eliminação das questões, creio que seja  letra C.
Perguntas similares