• Matéria: Física
  • Autor: Vinismok
  • Perguntado 9 anos atrás

Um bloco, puxado por meio de uma corda inextensível e de massa desprezível, desliza sobre uma superfície horizontal com atrito, descrevendo um movimento retilíneo e uniforme. A corda faz um ângulo de 53º com a horizontal, e a tração que ela transmite ao bloco é de 80 N. Se o bloco sofrer um deslocamento de 20 m ao longo da superfície, o trabalho realizado pela tração no bloco será de


flaviotheodore: o exercício não fornece valor de sen e cos 53º?

Respostas

respondido por: flaviotheodore
433
Olá,

primeiro você decompõe a força de tração, para ver qual delas atua na horizontal (Tx). A força de atrito sempre age para o sentido contrário à tendência de movimento, ou seja, para a esquerda.

Porém, o exercício diz que o corpo se movimenta sem aceleração (MRU), então não existe aceleração. Por isso, Tx = Fat. Não há necessidade de calcularmos a força de atrito, até porque nem temos dados para tal, mas conseguimos obter o valor da Tx, que é a força responsável por deslocar o corpo por 20 metros.

Portanto, aplicando a fórmula do trabalho, verificamos que o trabalho realizado é de 960 J. O cosseno, na fórmula do trabalho, vale 0º, porque a direção de Tx (que é a força que desloca o corpo) e a direção da superfície é a mesma, ou seja, o ângulo entre elas é nulo. 

Se tiver dúvidas, por favor pergunte.
Anexos:
respondido por: amaralpk
220

TF= F×D×cos 53°

TF= 80×20×0,6

TF= 960J

Perguntas similares