O projeto de transposição do São Francisco surgiu com o argumento de sanar a deficiência hídrica na região do semiárido do Brasil, através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste. A respeito da discussão sobre a viabilidade dessa obra de grande porte, leia as afirmações que seguem e na sequência assinale a alternativa correta.
I. Como um dos aspectos positivos da obra está a possibilidade de tornar permanente diversas bacias hidrográficas da região.
II. Por meio da conclusão da obra, na região em questão, a agricultura irrigada poderia começar a ser implantada.
III. A realização da obra não garante aumento na água disponível para consumo da região.
IV. A especulação imobiliária é uma das principais preocupações após a conclusão da obra.
a) Estão corretas apenas I, II e IV.
b) Estão corretas apenas II, III e IV.
c) Estão corretas apenas I e III.
d) Estão corretas apenas II e IV.
e) Todas as alternativas estão corretas.
Respostas
respondido por:
1
projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro, a seca; e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.
O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e, depois de passar por cinco Estados brasileiros e cerca de 2,7 mil km de extensão, deságua no Oceano Atlântico na divisa entre Sergipe e Alagoas.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás