• Matéria: Biologia
  • Autor: lucasA27
  • Perguntado 8 anos atrás

quais são as características gerais dos artrópodes

Respostas

respondido por: CR1S
2
 A presença de um esqueleto externo, a presença de patas articuladas, apêndices de locomoção que funcionam como um sistema de alavancas.
respondido por: sofia201611
1

Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas, ou "juntas" móveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome. Em alguns deles pode ocorrer a fusão da cabeça com o tórax e, neste caso, o corpo é dividido em cefalotórax e abdome. 

Possuem um esqueleto externo, denominado exoesqueleto. É o que se chama de "casca" na lagosta, no siri, no camarão, na barata, etc. 
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alf... 

O exoesqueleto é resistente e limita o crescimento do animal. Assim, o exoesqueleto "velho" e limitante é trocado por um "novo" e "folgado", que permite a continuidade do crescimento. Essa troca de exoesqueleto, que pode ocorrer várias vezes durante a vida do animal, é chamada de muda ou ecdise. 

Os artrópodes formam o conjunto mais numeroso de animais. Eles habitam os mais diversos ambientes e podem ser terrestres ou aquáticos. 

Segundo suas características, os artrópodes foram agrupados em insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e outros grupos, de menor importância. 

Insetos 
Os insetos existem em todas as regiões do mundo e formam o grupo com o maior número de espécies de animais conhecidos. Vivem principalmente em ambientes terrestres, mas algumas espécies são aquáticas. 

O corpo dos insetos é coberto por um exoesqueleto de quitina e possui três partes bem definidas: cabeça, tórax e abdome. 

Todos tem um par de antenas e três pares de pernas. A maioria possui asas. 

A cabeça dos insetos apresenta 
Um par de antenas 

Um par de olhos compostos 

Esses órgãos, formam imagens; com eles os insetos enxergam, percebendo qualquer variação de movimento ao seu redor; 

Olhos simples (ocelos) 
Estes não formam imagens, mas permitem distinguir o claro do escuro. Alguns insetos não possuem ocelos. 

Aparelho bucal 
Associado à boca destes invertebrados existe um conjunto de peças, chamado, aparelho bucal. Sua forma varia de acordo com os hábitos alimentares de cada tipo de inseto. Os aparelhos bucais podem ser classificados em cinco tipos, segundo sua função. 

São os seguintes 
Sugador: no caso da mosca e da borboleta; 
Picador-sugador: no caso dos mosquitos e dos piolhos; 
Mastigador ou triturador: no caso do gafanhoto, do grilo, da barata e dos besouros; 
Pungitivo: o caso das cigarras; 
Lambedor-sugador: no caso das abelhas. 

Morfologicamente, os aparelhos bucais com mesma função podem ser diferentes, como, pro exemplo, o da mosca e o da borboleta. 

O tórax dos insetos apresenta: 

Um ou dois pares de asas 

Três pares de pernas. 

Alguns insetos, como os gafanhotos, possuem pernas traseiras maiores do que as dianteiras. 

Na extremidade do abdome localiza-se o ânus.

Em cada segmento, na região ventral, existem os espiráculos, que são pequenas aberturas dos órgãos respiratórios. Na extremidade do abdome estão localizadas estruturas relacionadas com a reprodução: o pênis, que é o órgão copulador nos machos, e o ovipositor, que permite a postura de ovos, nas fêmeas. 

Alguns insetos depositam seus ovos no solo, dentro de frutas ou no corpo de outros animais. 

Depois de sa´riem dos ovos, os insetos podem se desenvolver de várias maneiras. 

Alguns, como a traça-dos-livros, já saem dos ovos com a forma do animal adulto, só que de tamanho menor. Durante o crescimento, passam por diversas mudas.
Perguntas similares