• Matéria: Sociologia
  • Autor: ellensampaio413
  • Perguntado 9 anos atrás

Vocês são contra ou a favor do projeto ESCOLA SEM PARTIDO?

Respostas

respondido por: EdsonAmaro
1
A Escola sempre terá partido porque ela existe como instrumento ideológico do Estado. Por exemplo, dizer que Tiradentes é um herói é uma atitude política. Ele foi condenado à morte por conspirar contra a coroa portuguesa. Morreu como um criminoso. O governo republicano o transformou em herói nacional. Se fôssemos uma monarquia, ele não teria esse título. 
Outro exemplo: na Inglaterra, no Canadá, nos EUA, aprende-se na escola que há um arquipélago chamado Falklands que os argentinos quiseram invadir nos anos 1980. Na Argentina, no Brasil, no Chile, aprende-se que há um arquipélago chamado Malvinas que pertence à Argentina e que os ingleses invadiram e ocupam ilegitimamente. Por quê? Porque os países de língua inglesa e seus governos estão alinhados com a coroa inglesa quanto a essa polêmica e os países da América Latina estão alinhados politicamente com a Argentina nesse assunto. 
Não existe neutralidade no campo de Humanas.
Se não falarmos de política, como se pode responder às seguintes perguntas:
1) Por que João Goulart foi deposto?
2) Por que há tão poucas mulheres e tão poucos negros nos livros didáticos?
3) Há democracia em Cuba?
4) O que ganhamos com a proclamação da República?
5) O processo de privatizações iniciado nos anos de Fernando Collor foi benéfico ao Brasil?
Estes são cinco exemplos entre centenas de perguntas que não podem ser respondidas de modo neutro assim como se responde a uma equação matemática.
Mais: o "Escola Sem Partido" nega diferenças. Como comemorar "Dia dos Pais" se nem todo mundo tem pai? Pode haver em sala de aula uma criança adotada por duas lésbicas. E aí? Vamos dizer que isso não é uma família?
Perguntas similares