Respostas
Aprender a ser cidadão e cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do País. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.
Para que os estudantes possam assumir os princípios éticos, são necessários pelo menos dois fatores:
que os princípios se expressem em situações reais, nas quais os estudantes possam ter experiências e conviver com a sua pratica;
que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, conscientemente e livremente.
Outro aspecto importante a ser considerado nesse processo é o papel ativo dos sujeitos do aprendizado, estudantes e professores, que interpretam e conferem sentido aos conteúdos com que convivem na escola a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.
O Programa Ética e Cidadania pretende criar condições necessárias para que tais objetivos sejam alcançados. Para isso, propõe a criação dos Fóruns Escolares de Ética e de Cidadania nas escolas, nos municípios e nos Estados, e buscará instrumentalizar a ação dos profissionais da educação envolvidos em sua implementação nas escolas participantes por meio de recursos didáticos e materiais pedagógicos adequados.
O Programa Ética e Cidadania
O Programa Ética e Cidadania deve ser desenvolvido por meio de projetos pelos quais a comunidade escolar pode iniciar, retomar ou aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam nas instituições escolares.
Dessa forma, o trabalho com ética e cidadania nas escolas pressupõe intervenções focadas em quatro grandes eixos, ou módulos, que, embora independentes, mantêm uma nítida inter-relação: Ética, Convivência Democrática, Direitos Humanos e Inclusão Social.
Os objetivos de cada um desses eixos, ou módulos, são:
Ética. Levar ao cotidiano das escolas reflexões sobre a ética, os valores e seus fundamentos. Trata-se de gerar ações, reflexões e discussões sobre seus significados e sua importância para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o mundo.
Convivência Democrática. A construção de relações interpessoais mais democráticas dentro da escola tem o objetivo explícito de introduzir o trabalho com assembléias escolares e de resolução de conflitos. Possibilita também outras ações que levam ao convívio democrático, como a formação de grêmios e aproximações da escola com a comunidade.
Direitos Humanos. O trabalho sobre a temática dos direitos humanos tem vários objetivos interligados, dos quais o primeiro é a construção de valores socialmente desejáveis. Daí a proposta de conhecer e desenvolver experiências educativas que tenham como foco a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Um segundo objetivo é o desenvolvimento de ações de interação da escola com a comunidade em projetos que envolvam questões relativas aos direitos humanos e direitos de crianças e adolescentes.
Como sugestão de texto sobre Ética e Cidadania, basicamente podemos partir do princípio de que a Ética é um dever de todo cidadão, sendo recurso indispensável para a Sociedade Civil e para o desenvolvimento do país como um todo.
A relação entre Ética e Cidadania é absolutamente direta; quando existe a cultura da ética na sociedade, suas chances de prosperar são maiores, visto que ela afasta e reduz o comportamento corrupto.
Basta perceber as razões dos problemas sociais no Brasil: a maioria vem da frágil relação entre a Ética e Cidadania, pois muitos cometem infrações frequentemente e colocam toda a culpa apenas nos políticos, sem considerar que os políticos são um reflexo da própria sociedade.
Para mais sugestões de redação:
https://brainly.com.br/tarefa/7122913