Até a década de 1950, o porto de Santos desempenhava um papel de excepcional importância no intercâmbio entre a indústria paulistana e o restante do país e mesmo com o mundo. Até essa década, assemelhava-se o Brasil a um arquipélago, tamanha a autonomia que tinham suas diferentes regiões, (...) pois quase todo o transporte que se fazia entre elas era pelo mar. (...) Os fluxos de transporte entre Santos e a metrópole eram excepcionalmente intensos. Junto às vias que atendiam a esses fluxos, as indústrias procuravam acesso ao país todo. Entretanto, a partir de 1950, uma rede de rodovias pavimentadas começou a integrar o território nacional, e a via Dutra passou a ligar mais do que São Paulo ao Rio, o que já era suficientemente importante, mas também São Paulo ao Nordeste e a uma parte de Minas. A indústria, que antes privilegiava a direção de Santos, começou então a localizar-se também ao longo da via Dutra, a nova localização ‘próxima ao Brasil’.”
Fonte: VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel/Fapesp/Lincoln Institute, 1998. p. 137-138.
Considerando os argumentos do texto, é correto afirmar que:
A integração do território nacional, materializada na rede de estradas pavimentadas, reconfigurou os padrões locacionais da indústria paulista.
A Via Dutra cumpriu um papel secundário na integração nacional.
A indústria paulista só começou a abastecer os outros estados na segunda metade do século XX.
Os sistemas de transportes não interferem nas estratégias de localização industrial.
A navegação de cabotagem ganhou importância com o processo de industrialização, na década de 1950.
Respostas
respondido por:
11
resposata - A integração do território nacional, materializada na rede de estradas pavimentadas, reconfigurou os padrões locacionais da indústria paulista.
danisilva006:
letra A
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás