Existem basicamente dois tipos de raciocínio, o raciocínio dedutivo e o indutivo. O primeiro utiliza premissas de caráter geral para obter conclusões de caráter específico, já o segundo parte do caráter específico para obter conclusões de caráter geral. Observe o raciocínio a seguir: * O homem é um mamífero e respira. * O cachorro é um mamífero e respira. * O leão é um mamífero e respira. * O gato é mamífero e respira. * O gambá é um mamífero e respira. * A baleia é um mamífero e respira. Assim, podemos concluir que: Escolha uma:
Respostas
Olá!
Sua pergunta está incompleta, faltam as alternativas, porém achei elas:
- a. Todos os animais respiram.
- b. Só os animais listados respiram.
- c. Só os mamíferos respiram.
- d. Todos os mamíferos respiram.
- e. Todos os animais são mamíferos.
Respondendo a questão:
Sabemos que o propósito do raciocínio indutivo é o estudo dos testes que permitem medir a probabilidade dos argumentos, bem como das regras para construir fortes argumentos indutivos.
Enquanto o raciocínio dedutivo é um argumento em que a conclusão é necessariamente inferida das premissas; ou seja, uma dedução é uma seqüência finita de fórmulas, das quais a última é designada como a conclusão.
Assim neste caso temos varias premissas, a primeira afirma que todos os objetos classificados como "humanos" têm o atributo de serem "mamíferos" e, portanto, respiram, as demais afirmam que todos os objetos classificados como "animais" que têm o atributo de serem "mamíferos" e, portanto, respiram.
Assim a conclusão é que:
d. Todos os mamíferos respiram.
Resposta:
Todos os mamíferos respiram
Explicação: