• Matéria: História
  • Autor: nathy290
  • Perguntado 8 anos atrás

a importancia das negras quitandeiras para a resistência das populações escravas urbanas contra o cativeiro?

Anexos:

Respostas

respondido por: CamilaSants
147
A partir da metade do século 16,  os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como escravos. Com eles, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos índios. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira. 

nathy290: obgd ❤❤
respondido por: EduardoPLopes
13

As negras quitandeiras eram mulheres de ascendência escrava, algumas delas livres, outras não, que trabalhavam no pequeno comércio urbano, vendendo, geralmente, produtos culinários que elas mesmas produziam.

Elas eram importantes no contexto da resistência contra a escravidão urbana pois representavam uma ligação dos africanos com o mercado comum colonial, de modo que algumas delas eram capazes não só de comprar a sua própria alforria como a alforria de outros negros (havendo, deste modo, "pequenas revolucionárias", que compravam alforrias de outros negros por meio da sua inserção no mercado colonial), além de ajudar a manter vivos os elementos culturais tradicionais da África, por meio de, dentre outras coisas, as suas receitas.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/5907026

Anexos:
Perguntas similares