Respostas
Vantagens da pílula
Altamente eficaz como método contraceptivo – dá tranqüilidade para a prática sexual, sem ter o fantasma da gravidez quando indesejada. Nesse sentido, é favorável à libido. O risco de gravidez, quando adequadamente utilizada, é de cerca de 0,1%.
Reduz a cólica menstrual – esse efeito começa a ser sentido já na menstruação após a primeira cartela de pílula, mas vai sendo mais eficiente com o passar do tempo. É possível que melhore mesmo as cólicas produzidas pela endometriose.
Desvantagens
Sangramento genital irregular, que não tenha sido analisado. Quando houver atraso menstrual deve-se ter certeza de que não exista gravidez, tópica (dentro do útero) ou ectópica (tubária).
Doenças tromboembólicas, como trombose ou flebite nas pernas, infarto do miocárdio, derrame e/ou isquemia cerebral e embolia pulmonar – mulheres que já tenham tido essas doenças ou que sejam consideradas de risco para elas, NÃO devem tomar pílula. São de risco, por exemplo, as mulheres com mais de 35 anos que fumam, as com hipertensão arterial, obesidade, alterações importantes do colesterol ou com diabete.