A historiografia tradicional costuma atribuir à colonização inglesa um caráter de superioridade em relação à colonização espanhola, por aquela ser de "povoamento" enquanto esta teve o propósito de "exploração". Pelas leituras realizadas até aqui, você já deve ter percebido que as particularidades das metrópoles e as características internas das colônias é que determinaram os tipos de colonização. Os termos "povoamento" e "exploração" são muito limitados para identificar os processos coloniais nas Américas.
A propósito das diferenças e/ou semelhanças entre a ação colonizadora espanhola e inglesa, inseridas nos pressupostos do mercantilismo, considere as afirmativas abaixo:
I - A Inglaterra efetivou sua ação colonizadora somente no séc XVII, através das Companhias de Comércio, autorizadas pela Coroa ao comércio e colonização do sul e do norte americano.
II - Tanto na América Espanhola quanto na América Inglesa, a colonização privilegiou o propósito metropolitano de fornecimento de matéria-prima
e exploração da mão-de-obra indígena.
III - Inseridas na política mercantilista de acumulação de riquezas, na América espanhola a principal atividade foi a extração dos metais, enquanto nas colônias inglesas desenvolveu-se apenas a agricultura de subsistência.
IV - Na América Espanhola, o trabalho braçal era menosprezado e ficava a cargo dos "inferiores"; já nas colônias inglesas, a influência calvinista dava ao trabalho um status de crescimento e enriquecimento, como dever de todo cristão.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III
I, II e IV
I e IV
II, III e IV
I e II
Respostas
respondido por:
5
A resposta correta é: I e IV
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás