A Sala São Paulo, referência no cenário musical e cultural paulista, em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), possui o projeto de mediação cultural Música na Cabeça, que promove discussões e encontros gratuitos sobre música e cultura. O projeto realiza ciclos de palestras baseadas em ensaios publicados no programa de concertos da OSESP e ministrados por especialistas convidados. Nesse sentido, como a mediação da linguagem da música pode ser provocada na escola?
Pedindo que os alunos pesquisem a história da música, pois somente a trajetória dessa arte pode oferecer elementos para a realização da mediação da escuta.
Ajudando os alunos a compreender a obra como um todo, identificando as peculiaridades que vão se apresentando ao longo da música em várias seções de escuta, provocando diálogos com os saberes e anseios dos estudantes.
Oferecendo apenas música erudita e evitando músicas produzidas pela industria cultural, por serem sem qualidade.
Trabalhando os parâmetros sonoros da música sem levar em conta seus aspectos histórico-culturais da obra.
Apresentando a seção final da música, já que o sentido do discurso musical encontra-se somente ao final da obra.
2.
Para os alunos do Ensino Médio, as proposições de projetos de intervenção na escola no território de mediação cultural possibilitam o estudo:
Da criação da intervenção e da sua temática.
Da intervenção na História da Arte e sua contextualização temporal.
Da relação entre arte e público e do acesso cultural.
Da escolha da linguagem da intervenção e de seus materiais e suportes a utilizar.
Do registro e da preservação para memória da intervenção realizada.
4.
Em Arte como experiência, John Dewey diz: “os inimigos do estético não são o prático nem o intelectual. São a monotonia, a desatenção com as pendências, a submissão a convenções na prática e no procedimento intelectual.” Desse modo, a função da mediação cultural é:
Promover o repertório estético da experiência.
Utilizar estratégias divertidas que tirem os alunos da monotonia da sala de aula.
Ampliar a compreensão intelectual para que possa superar a desatenção.
Provocar uma experiência que envolva o afetivo, o cognitivo e a vida prática.
Estimular a reconstrução da experiência estética.
5.
Em relação ao espaço expositivo, o conceito de cubo branco refere-se:
Ao discurso cenográfico da exposição que passa a ser construído com o uso de paredes coloridas.
À galeria vazia, após a desmontagem das obras que estavam expostas.
Às salas pintadas de branco, com aparente pequena intervenção na apresentação das obras expostas.
Ao espaço sem divisões e paredes laterais totalmente envidraçadas, onde as obras se mostram em cavaletes de vidro e concreto.
À reserva técnica e à assepsia desse local para preservação das obras
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Ajudando os alunos a compreender a obra como um todo, identificando as peculiaridades que vão se apresentando ao longo da música em várias seções de escuta, provocando diálogos com os saberes e anseios dos estudantes. Correto. Manejar situações de aprendizagem como modos de provocar em sala de aula a experiência com e sobre a arte, situando o contexto histórico da produção do objeto artístico e valorizando a percepção estética, o repertório e a imaginação criadora dos aprendizes.
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