• Matéria: Português
  • Autor: PedroAlves112
  • Perguntado 9 anos atrás

Prezado Renato Jakitas,

Em relação à reportagem "O Uso de Animais Como Combaias no Brasil Resulta em Grande Debates", penso que realmente se faz necessário debater muito sobre o assunto, pois é revoltante contra os animais continuem sendo praticados para garantir o livre comércio disfarçado de ciência. Na busca pelo lucro financeiro, animais são torturados diariamente e quando, esses se encontram muitos debilitados e impróprios para novas pesquisas, são sacrifícados, simplesmente " descartados" pelos "cientistas".
Ao contrário do que afirma o diretor científico do Instituto Royal, houve mal tratos sim, contra esses indefesos animais. Prova disso são os registros feitos pelos ativistas: Cães com feridas salientes na pele, com partes do corpo sem a pele, cão que mal conseguia andar e um animal morto e congelado.
Espero que isso sirva de provas contra os maus-tratos e que a justiça seja feita. Além disso, espero que haja a maior fiscalização por parte das autoridades competentes e que práticas criminosas como essa não voltem a ocorrer.

Agradeço pela oportunidade,
Jurema da Silva.


1. Quem escreve a carta e a quem ela é destinada ?

2. Qual o ponto de vista da autora ?

3. Qual ou quais argumentos ela utiliza para defender seu ponto de vista ?

4. Você acha que a autora da carta foi convincente? Por quê ?

5. Quanto à estrutura, quais elementos foram utilizados ?

6. Foi utilizada uma linguagem formal ou informal ? Por qual motivo ?


Respostas

respondido por: HoSeoki
1
1. Jurema da Silva escreve a renato Jakitas ( este talvez seja uma pessoa que abordou o tema, chamando a atenção de Jurema ).

2. Jurema está decepcionada com a forma que tratam os animais pelo simples fato de ter dinheiro fácil. Julga os prazeres alheios, que se levam pela luxuria "nas costas" de animais que mal podem se defender. 

3. Ela usa os próprios animais, relatando que estes sofrem pelos maus tratos que se dão por luxúrias. Relata a consequência desses experimentos como base para que seu objetivo seja alcançado e que as pessoas que leram a reportagem de Renato se sensibilizem pelos atos maldosos de "cientistas".

4. Eu creio que ela foi convincente sim, pois mostrou o seu lado e modo de pensar, pensando não nela, mas nos pobres animais que servem como experimento sem ao menos terem ideia do que estão a fazer ali.

5. Jurema ressaltou o fato de estas pessoas receberem bastante dinheiro às custas dos animais, por vezes estes sendo deixados de lado se caso reagem aos experimentos, por muitas vezes este morrendo. Também usando os registros dos ativistas.

6. Foi utilizada uma linguagem formal, pois Jurema está relatando, concordando e ressaltando o que acha sobre o que leu, esta se encontra indignada, porém manteve a formalidade para aproveitar o direito de sua palavra. 
Perguntas similares