Respostas
Escravos de ganho eram escravos que ganhavam uma quantia em dinheiro, mas não era salário, pois não era fixo. Os escravos saiam para vender produtos nas ruas, tais como doces, salgados, refrescos, temperos, café torrado, entre outros. Mas eles só podiam sair para vender os produtos com a autorização dos seus donos, pois a metade do dinheiro era destinado ao seu dono e a outra metade para o escravo.
Os escravos que cometiam alguma falta levariam uma punição, como trabalhar com outros escravos acorrentados pelo pé ou outras partes do corpo. Alguns guardavam dinheiro para comprar a carta de alforria e outros compravam roupas. Eles não podiam comprar calçados, pois escravos não usavam sapatos para serem diferenciados da elite e dos outros negros livres.
Muitos deles tinham a praticidade de levar as bandejas na cabeça, pois já eram acostumados. A imagem mostra escravos vendendo pão-de-ló e uma menina branca comprando o produto que o escravo estava vendendo, e também dois escravos comprando pão-de-ló.
Esta imagem que descrevemos foi pintada em 1826 por um pintor francês chamado Debret, que chegou no Brasil em 1816. Ele também pintou inúmeras telas sobre a escravidão africana no Brasil.