• Matéria: História
  • Autor: Biasilvaa1
  • Perguntado 9 anos atrás

expliqie os motivos que desencaderam a reforma da igreja católica no seco XVI ?

Respostas

respondido por: Thiagoéarianator
4
A igreja católica estava perdendo vários fiéis para igrejas protestantes, além de terem notado que algumas coisas que faziam era errado então eles começaram a reformar o que não era bom na igreja , assim como Lutero pedia
respondido por: b0mbril
0


Uma das causas importantes da Reforma da igreja foi o humanismo evangelista, crítico da época. A Igreja havia se afastado muito de suas origens e de seus ensinamentos, como pobreza, simplicidade, sofrimento. No século XVI, o catolicismo era uma religião de pompa, luxo e ociosidade.

Moralmente, a Igreja estava em decadência: preocupava-se mais com as questões políticas e econômicas do que com as questões religiosas. Para aumentar ainda mais suas riquezas, a Igreja recorria a qualquer subterfúgio, como, por exemplo, a venda de cargos eclesiásticos, venda de relíquias e, principalmente, a venda das famosas indulgências, que foram a causa imediata da crítica de Lutero. O papado garantia que cada cristão pecador poderia comprar o perdão da Igreja.
Outro fator muito importante, ligado ao anterior, foi a ascensão da burguesia, que, além do papel decisivo que representou na formação das monarquias nacionais e no pensamento humanista, foi fundamental na Reforma religiosa. Ora, na ideologia católica, a única forma de riqueza era a terra; o dinheiro, o comércio e as atividades bancárias eram práticas pecaminosas; trabalhar pela obtenção do lucro, que é a essência do capital, era pecado. A burguesia precisava, portanto, de uma nova religião, que justificasse seu amor pelo dinheiro e incentivasse as atividades ligadas ao comercio.

Perguntas similares